Download de dados eleitorais para análises longitudinais usando R
elections
R
Author
Artur Quirino
Published
February 5, 2023
Modified
February 19, 2023
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza para download um vasto conjunto de microdados eleitorais em seu Portal de Dados Abertos. Nesta breve postagem, eu crio uma função exemplo para gerar as urls que armazenam as tabelas contidas no portal. A função é útil em análises longitudinais.
Note que make_urls monta os endereços para tabelas de eleitorado, de detalhes da votação por seção eleitoral e de votação nominal por município e zona. Para montar outras urls, como as dos boletins de urna, make_urls terá que ser ajustada para lidar com o padrão das urls dos boletins, que é distinto. Outras urls, como as de votação nominal por seção eleitoral, seguem o mesmo padrão e podem ser incorporadas a lista de elementos presente no código abaixo.
Monta as urls
## Função para gerar os linksmake_urls =function(x) { urls =lapply(x, function(x) { y =list(eleitorado =paste0("https://cdn.tse.jus.br/estatistica/sead/odsele/perfil_eleitorado/perfil_eleitorado_", x, ".zip"),votacao_detalhes =paste0("https://cdn.tse.jus.br/estatistica/sead/odsele/detalhe_votacao_secao/detalhe_votacao_secao_", x, ".zip"),votacao_nominal_zona =paste0("https://cdn.tse.jus.br/estatistica/sead/odsele/votacao_candidato_munzona/votacao_candidato_munzona_", x, ".zip")## para o download de outras tabelas, repita a estrutura acima. ## "rótulo = paste("início da url", ano, "final da url")" )setNames(y, paste0(names(y), x)) })unlist(urls, recursive =FALSE)} ## Cria os linksyear =seq(1994, 2022, by =4)urls =make_urls(year)urls